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Vale a pena vender pela internet com compras coletivas? Saiba como ainda ter sucesso!

O modelo de compras coletivas chegou com tudo no Brasil em 2010 tendo em 2012 mais de mil sites deste modelo. No entanto, alguns estabelecimentos já reclamam que o modelo de compras coletivas é bastante falho, e que ele muitas vezes atrapalha o desempenho financeiro em vez de ajudar.

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Para os estabelecimentos, a vantagem dos sites de compra coletiva é a oportunidade de apresentar seus serviços/produtos para milhões de clientes que até então não conheciam estabelecimento (Deve ser visto como uma forma de publicidade e não como uma forma de ganhar dinheiro no primeiro momento). No entanto, justamente essa vantagem é a causa de todos os problemas enfrentados.

Mas, será que não vale a pena mais utilizar este tipo de site?

O fato é que: existem empresas que não sabem aproveitar essas oportunidades de uma maneira inteligente. Como qualquer outro investimento em mídia, a exposição da sua marca em um site de compra coletiva tem que ser muito bem pensada e planejada. Só que não é bem assim que acontece… Mas, e aí? O que uma empresa deve levar em conta na hora de anunciar em um desses sites?

Resolvemos dividir um pouco do que aprendemos com nossos clientes e ajudá-lo a ter sucesso com ofertas em sites de compra coletiva.

1. DEFINA O OBJETIVO DA SUA CAMPANHA

Muitas pessoas se confundem durante este tipo de oferta por não saber claramente o que quer conquistar. Caneta e papel na mão: escolha um (apenas um) objetivo principal da ação. Exemplos:

  • Aumentar a lista de clientes
  • Equilibrar a demanda nos períodos de baixa procura
  • Aumento de vendas
  • Anunciar novidades
  • Lançar sua empresa

2. PLANEJE SUA AÇÃO

Agora que você já sabe o que conquistar com esta ação precisa planejar o que fazer. Antes de mais nada deve avaliar sua situação atual e o que deve fazer a respeito.No livro Marketing e Comunicação em Tempo Real – David Scott,o autor diz:

“Não adianta gastar fortunas com propaganda, se a maneira como você trata,                  recebe, escuta e atende seu cliente consegue destruir em segundos toda a emoção positiva que uma campanha linda construiu.”

Reflita sobre sua estrutura física, pessoal e insumo. Dicas:

1. Defina um número de compradores de acordo com o que você pode atender.
2. Defina os horários que o fluxo no seu estabelecimento é menor.
3. Limite datas e o que mais achar necessário.

3. FAÇA AS CONTAS

Cuidado na escolha do produto/serviço que vai oferecer. Estude a viabilidade financeira da oferta, diminua a margem de lucro pra ganhar na quantidade ou simplesmente encare como um investimento de divulgação e captação de novos clientes.

4. ANTES, DURANTE E APÓS A PROMOÇÃO – PROBLEMA E SOLUÇÕES

Agora que você já planejou sua promoção está na hora de colocar em prática. Essas são as principais questões que você deve se preocupar na hora iniciar a promoção de cupons:

  • Como efetivar a venda/reserva e garantir que o cupom será utilizado?
  • Como aguentar o volume de demanda durante as reservas e agendamentos?
  • Como atrair seus clientes de volta?

O estabelecimento inicialmente “sai perdendo” pois a expectativa é que os clientes iniciais gerados pela ação voltem a fazer negócios no futuro. No entanto, muitas empresas tiveram problemas, principalmente pelo volume incomum de pessoas dias após a oferta do cupom. Muitas vezes os pequenos negócios não estão preparados para atender e receber essa sobrecarga de demanda. E os gargalos podem estar durante todo o processo de experiência do cliente.

A. Reserva – Imagine 200 pessoas ligando somente no horário comercial tentando agendar um horário? Não importa se você tem um restaurante, clínica de estética ou salão de beleza. Muitas vezes o volume de clientes ligando para reservar horários é maior que sua infraestrutura de atendimento (número de telefones e atendentes) o que acaba frustando o potencial cliente e atrapalhando o funcionamento do seu negócio.

Como resolver: Coloque mais funcionários nesta função, estenda o tempo de atendimento ou “automatize” para 24 horas esta função com uma solução de agendamento pela internet.

B. Primeiro contato – Muitos compradores do cupom irão aparecer na sua loja querendo saber mais informações da promoção, fazendo milhares de perguntas que os seus funcionários precisam saber responder. Caso contrário, eles se frustam mais uma vez e seus funcionários, ficam perdidos por não saber como ajudá-los.

Como resolver: Reúna seus funcionários e treine-os, se necessário, com detalhes da campanha: Objetivo, informações e o que devem fazer. Faça isso antes de iniciar a ação e reforce diariamente. Quando os primeiros clientes chegarem acompanhe o atendimento para certificar de que está tudo certo e corrija o que está errado.

C. Durante a compra/serviço – O excesso de novos clientes pode afetar e muito todo o seu negócio. Acabar o produto em promoção, zerar o estoque ou ainda não ter espaço/vaga para o dono do cupom. Isso não vai deixar ele muito feliz e nem você irá ficar em uma posição confortável.

Como resolver: Além de definir a quantidade de cupons, datas e horários, certifique se tem estoque e pessoal disponível em caso de lotamento. Se não, faça as mudanças necessárias. As vezes vale a pena investir em pessoal e estoque para conquistar vários clientes! Não deixe o barato sair caro.

D. Depois da compra/serviço – O cliente, passando ou não por um desses problemas, sairá da sua loja. Será que valeu o investimento? Ele irá voltar mais vezes? Irá indicar para amigos? Uma boa opção é criar artefatos para que você possa interagir e engajar este cliente. Não deixe que ele vá embora para nunca mais voltar!

Como resolver: Acompanhe o máximo desses clientes durante a experiências deles. Converse com eles. Trate-os de maneira exclusiva. Pense em fazer uma avaliação de satisfação ao final (aproveite e pegue os contatos destas pessoas). Pense em iniciar um novo programa de fidelização e/ou indicação já nesta primeira visita.

5. DICAS FINAIS

Dedique tempo preparando esta ação. Caso ela seja muito bem planejada e acompanhada, pode ter grandes efeitos na sua clientela. Quanto maior atenção dada aos “detalhes” – atendimento, estoque e treinamento de pessoal – maior as chances do investimento valer a pena.

Aproveitamos e já listamos, em ordem, os 10 maiores sites de compras coletivas em 2012: Groupon, Peixe Urbano, Hotel Urbano, Clickon, Pank, Azeitona Preta, Quero dois, Click Vantagens, Pesca Coletiva e Cupom Now.

Boa sorte e sucesso! Conte aqui suas experiências – boas ou ruins.

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André Rabelo – Founder do Cucco Agendamentos Online. Especializado em ajudar pequenas empresas à terem mais produtividade e vendas.

 

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