Ter o seu negócio online! Luxo ou Sobrevivência?

Como montar um pequeno negocio

Decidimos de uma vez por todas deixar claro como a internet é vital para a sobrevivência e crescimento para micro, pequenas empresas e profissionais liberais. Se você já possui alguma presença online, saiba por quais motivos e como você pode usufruir efetivamente deste avanço.

Antes de mais nada, quando falamos presença online, não significa apenas ter um website. Mais a frente, isso se tornará mais claro.

Imagine que você é dono de um pequeno negócio – salão de beleza, quadra esportiva, pizzaria, clínica de estética, loja de brinquedos, oficina automotiva ou qualquer outro negócio – seja comercializando bens ou serviços.

Pense agora como seria no seu dia-a-dia: abrir e fechar o estabelecimento, contas a pagar, atender os clientes, manter a organização, checar a limpeza, manter estoque em dia, coordenar staffs, promoções, balanço financeiro… ufa… basta!

Você precisa ser um verdadeiro coringa (ou mágico?) para jogar em todas as posições. Mas, além das tarefas e responsabilidades internas esses 7,6 milhões de negócios (micro empresas, pequenas empresas e microempreendedores) precisam também enfrentar e se adequar à influência de fatores externos: novos concorrentes, “peripécias” da prefeitura, novas tecnologias e produtos, softwares, dentre outros.

Como criar siteDesde antigamente esses profissionais contam com papel, caneta e uma boa memória para gerenciar os seus negócios. Contam também com o telefone para se relacionar com os clientes e, normalmente, divulgam seus negócios apenas por meio de anúncios impressos, páginas amarelas ou no máximo pelo clássico “boca a boca”. Este tempo já está ficando para trás.

As tecnologias para gerenciar negócios – desde pacotes Office a modernos CRMs e Financial Controls –, os canais para se relacionar – redes sociais, skype – e novas oportunidades para divulgar o negócio – principalmente a internet e compras coletivas – vêm transformando a forma como pequenos negócios devem se posicionar, se apresentar e se relacionar com o mundo.

O objetivo central de qualquer negócio permanece o mesmo: gerar produtos úteis e/ou prestar bons serviços de maneira lucrativa. E sabe-se também que no mundo dos pequenos negócios existem duas maneiras principais para quem quer se manter financeiramente saudável:

1 – Conquistar novos clientes

2 – Fidelizar os antigos

E como será que esses clientes, “bombardeados” por milhares de informações e adeptos cada vez mais dessas transformações se comportam? E mais, como então conseguir lucros? Mais clientes? Mais vendas? E manter clientes ativos? Pesquisamos sobre este assunto e gostaríamos de dar uma luz sobre essas temerosas questões.

Os principais meios pelos quais clientes procuram pequenos negócios atualmente são: boca a boca, internet e mecanismos de busca (Google, Bing e Yahoo).

 

Segundo relatório da visual.ly, empresas que possuem presença na internet crescem duas vezes mais rápido do que aquelas que não possuem.

 

Outros estudos indicam que 97% dos internautas procuram por referências na web antes de adquirir um produto ou serviço. E grande parte deles compram online por acharem mais fácil e por poupar tempo.

Agora imagine o potencial comercial que possuem esses 2.32 bilhões de internautas no mundo e no Brasil, os quase 85 milhões!!!

Ou seja, além do bom serviço ou produto comercializado, atendimento e toda experiência (desde a comodidade e facilidade no atendimento até o pagamento), o que mais importa para consumidores é a presença online desses estabelecimentos. Por fim, não faz diferença se você é uma multinacional, uma rede de lojas, uma clinica de estética ou um profissional liberal; o que é importante mesmo, além de ser um ótimo profissional (antenado, ético e responsável) é que você tenha uma presença na internet.

Como montar um pequeno negocioMas, por que de fato uma presença online pode ter um impacto tão grande nos negócios?

1 – Se antes você se comunicava no máximo até onde os panfletos publicitários chegavam, com a internet seu negócio não tem limites (mesmo!)

2 – Seu site está disponível, mesmo quando você não está. Seus clientes têm a possibilidade de acessá-lo online a qualquer hora, dia ou noite. Uma presença online adequada pode atuar como um vendedor 24 horas/dia. Ele também economiza tempo e custos com as preocupações de pessoal e de infra-estrutura.

3 – As pessoas querem saber detalhes sobre o seu negócio. Uma das principais razões dos consumidores utilizarem a Internet é para conhecer mais sobre produtos e serviços. Informações básicas sobre sua empresa, serviços, produtos, depoimentos de outros clientes e outras informações úteis, ajudam a promover o seu negócio. Consumidores procuram informações online suficientes para ajudá-los na sua tomada de decisão.

4 – Um site, por exemplo, pode fornecer ao cliente informações que ele não poderia encontrar em qualquer outra mídia. Você pode querer incluir um mapa de localização da sua empresa, horários disponíveis em sua agenda, seu currículo e a oportunidade de enviar uma mensagem de contato a qualquer momento.

5 – Uma presença online adequada ajuda a fortalecer a impressão do cliente de que se trata de um negócio legítimo e confiável. Primordial para qualquer relação comercial, principalmente para as iniciais.

6 – Estar à frente de seus concorrentes é essencial. Sabendo que a maioria dos consumidores acessam a internet para procurar, pesquisar e decidir, é importante que você se destaque antes mesmo de encontrá-los. Afinal, a primeira impressão é a que fica!

7 – Facilita a sua vida. Uma presença online adequada pode poupá-lo de gastos de dinheiro e tempo desnecessários, além de trazer novas oportunidades de negócio. Ufa!

Agora ficou simples. Faço um website com “meu primo” e uma fanpage no Facebook, pronto! Agora as vendas decolam e meus clientes ficam satisfeitos? Infelizmente, como diriam os americanos, “there is no free meal” (Não existe refeição gratuita). É preciso entender como tornar sua presença online efetiva, desde informações, fotos, presença em redes sociais, geração de conteúdo para interação com seus clientes.

Se você é um desses profissionais que só agora percebeu a importância da presença online para a linha final do seu balanço, não se desespere: 44% dos pequenos negócios nos EUA não possuem website, ainda. Imagine no Brasil!!! Por isso, aproveite! E saia na frente. Mas como falamos inicialmente, é preciso entender qual é  o “melhor meio” de presença online para seu negócio. E ninguém melhor que você para decidir.

Agendamento OnlineConheça algumas formas de presença online: Cucco, fanpage do Facebook, Website, Loja Virtual (e-commerce), Flickr, Twitter, Canal do YoutubePinterest e muitos outros.

Equipe Cucco!

Cucco Agendamentos Online – Para quem ama o que faz e deseja ter mais tempo, mais vendas e menos stress no dia a dia. Pessoas agendam horários pela internet e Prestadores de  diversos serviços potencializam seus negócios!

Siga o Cucco no Twitter @cucconahora e curta nossa fanpage do Facebook facebook.com/cucconahora!

banner CTA produto CUCCO

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

marketing digital para pequenas empresas

Baixe o eBook gratuito: “Marketing na Internet”

Baixe nosso eBook (livro digital) gratuitamente: “Guia definitivo do Marketing...

musicos

Saiba como montar um Estúdio de Música!

Não é novidade que o mercado fonográfico e musical está...

produtor

Melhores programas (softwares) para estúdio musical

No último post demos dicas sobre aspectos importantes ao se montar...

telefone021

As estratégias mais simples e eficazes de marketing para pequenas empresas

Maneiras e estratégias para atrair clientes! Este é o foco...

software gestao pequenas empresas

Saiba como escolher o software certo para sua pequena empresa

Muitos empresários se frustram ao ver que as expectativas diante...

google para estudio

Como fazer seu Estúdio aparecer na primeira pagina do Google

O Google pode ajudar estúdios, como o seu, a conquistar...