O que é estratégia de marketing e como fazer uma?

Como elaborar uma estratégia de marketing eficiente?

Para realizar uma boa estratégia de marketing é preciso entender que essa prática se refere à área responsável por gerar valor ao produto, serviço ou à própria imagem da sua empresa e seu principal objetivo é conquistar novas pessoas e torná-las clientes fiéis.

Atualmente os meios digitais estão em expansão e constantemente surgem novas plataformas e ferramentas online com o objetivo de impulsionar a relevância das empresas e aumentar as vendas.

Para ter uma ideia, de acordo com a pesquisa da AdWeek, mais de um terço dos diretores de marketing acreditam que os meios digitais serão responsáveis por 75% do investimento com marketing nos próximos anos.

Pensando nesse cenário separamos algumas informações importantes para que se entenda qual é a estratégia de divulgação mais eficiente para o seu negócio, considerando ações de marketing tradicional em comparação às realizadas em meios digitais. Acompanhe:

O que é uma estratégia de marketing?

Ao falarmos sobre estratégias de marketing é importante ressaltar que é dever da empresa investir corretamente nessa área, pois errar ou trabalhar mal com esse setor prejudica sua estratégia e te faz perder investimentos.

Isso porque uma outra empresa que separe seus investimentos destinados à publicidade para mídias tradicionais e obtém resultados não justifica e não é um indicativo de que a mesma estratégia daquela organização funcionará para o seu negócio.

Ao mesmo tempo que o público é, na maior parte das vezes, alguém que deseja ter suas necessidades atendidas, o papel do marketing é gerar desejo no consumidor, se baseando no seu próprio produto ou serviço.

Pensando dessa forma a conta fecha, não acha? Pois esse é o ponto central: tudo isso funciona sim, desde que seja feito corretamente. O grande problema nunca foi entender o que fazer, mas sim quais as formas mais eficientes de trabalhar com marketing.

Como elaborar uma estratégia eficaz?

Bom, se podemos ver com clareza o que é preciso ser feito, esse é o direcionamento. Inicialmente, a gestão empresarial precisa entender quais os recursos à sua disposição e aprender a trabalhar com eles.

A tendência é que as empresas cada vez mais utilizem os meios digitais para alavancar sua imagem, pois além de ser mais barato, possibilita que a marca seja trabalhada de diversas formas.

O marketing digital, por exemplo, permite a realização do trabalho baseado em personas. Essas personas são perfis de clientes ideais para o seu negócio e trabalhar com elas possibilita uma estratégia de divulgação mais segmentada; isso é sinônimo de assertividade nas vendas.

Qual a importância das personas para o marketing digital?

A relevância das personas pode ser vista pensando na seguinte situação: num veículo tradicional de divulgação em massa em que são realizadas publicidades, a quantidade de pessoas afetadas por elas não podem ser diferenciadas, correto?

Pois um comercial de televisão passa ao mesmo tempo para todos os públicos, independente da faixa etária, sexo ou interesses pessoais. Ou seja, muitas pessoas são alcançadas, no entanto, não é possível determinar uma linguagem específica.

Por outro lado as ações de marketing digital permitem elaborar uma estratégia segmentada, o que é importante na hora de alinhar uma comunicação mais eficiente, entender o melhor meio de divulgação e estruturar campanhas que tragam mais resultados.

Ao identificar a persona da sua empresa é possível entender como vender mais utilizando a comunicação e canal de divulgação mais eficientes.

Tenha uma boa estratégia de marketing

Buscando despertar o desejo do consumidor as empresas devem ter uma boa estratégia de marketing, para que consigam atrair mais pessoas e aumentar o número de clientes.

Para isso a gestão deve identificar quais os melhores meios de divulgação para o seu negócio, considerando o segmento que atua e o público-alvo.

Atualmente por meio do marketing digital é possível promover a empresa de uma forma mais segmentada e, dessa forma, elaborar um plano de ação mais assertivo, se baseando em um perfil de consumidor real.

Entender como trabalhar com as diferentes plataformas e ferramentas de divulgação é tão importante quanto compreender claramente o mercado que o seu negócio atua, pois isso garante informações necessárias para se elaborar um plano corretamente.

Tendo em mente essas atitudes sua empresa pode elaborar uma estratégia de marketing eficiente e alcançar bons resultados, atingindo mais pessoas, aumentando as vendas e consequentemente o lucro do seu negócio.

 

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.

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