produtor

Melhores programas (softwares) para estúdio musical

No último post demos dicas sobre aspectos importantes ao se montar um estúdio: isolamento acústico, definição do local e outras orientações que ajudam nas decisões de se montar ou não um estúdio musical, além do que fazer inicialmente. Este post agora tem como objetivo ajudar quem já está mais avançado e está em busca de um software de gravação.

Antes de qualquer coisa, é essencial ter ou buscar um computador com as especificações compatíveis com os programas escolhidos. Ao final do texto iremos falar mais sobre essa questão.

produtor

A busca e escolha desse software ou DAW (Digital Audio Workstation) que será o “gravador” e a base pra mixagem do seu som, é repleta de opções. No entanto, opte somente pelas mais profissionais. Além disso, deve-se levar em conta a viabilidade financeira para seu estúdio e o nível de conhecimento prévio – musical, sobre estúdio e de ferramentas do gênero – do responsável. Nesta busca é inevitável ter que conhecer diversas opções existentes e testá-las, até encontrar aquela que mais lhe agrada.

Com o intuito de ajudá-lo separamos as opções desde as mais robustas às mais amigáveis do mercado musical:

Avid ProTools

pRO TOOLS

É a solução profissional mais conhecida e disseminada em todo o mundo. Dados sugerem que 7 estúdios a utilizam de cada 10 existentes. Em relação a sua robustez o custo beneficio é interessante pois proporciona ótimas ferramentas de produção, edição, mixagem e masterização de áudio e midi.

Segundo Andrew Scheps – Mixer, Engineer, Producer (Metallica, U2, Rolling Stones): “The thing that’s great about Pro Tools|HD is how reliable it is. I know it’s going to work exactly how I need it to every time. It’s a rock! “

O única revendedor nacional: http://www.quanta.com.br/

Preço: U$ 907

Cakewalk Sonar

Sonar

Concorrente direto dos programas da Steinberg, é um software muito popular também. A Cakewalk foi adquirida pela Roland (concorrente da Yamaha), tendo compatibilidade total para vários produtos da marca.

Cakewalk Sonar tem uma história impressionante de inovação. Nesta última atualização, a ênfase está no fluxo de trabalho. A interface foi radicalmente revista, principalmente para acabar com várias janelas flutuantes em favor de uma abordagem de painel encaixado. Visualmente, a nova interface é uma grande melhoria. O Sonar fica um pouco apertado em um único monitor, no entanto.

Preço: U$ 574

Steinberg Cubase 7

Cubase

A Steinberg, adquirida pelo grupo Yamaha, apresenta compatibilidade total com produtos da marca Yamaha.Tem sido 10 anos desde Steinberg introduziu Cubase SX para o mundo, e, desde então, o programa tem mudado muito. Grande concorrente dos dois softwares acima o Cubase vem “sofrendo” de expectativas enquanto suas atualizações. Influenciado pelos lançamentos e mudanças de concorrentes o novo Cubase, com novos recursos (MixConsole, Channel Strip…), diz ter surpreendido profissionais da área.

Preço: U$ 739

Apple Logic Pro

Logic-Studio-9

Logic foi o primeiro software DAW já criado (1993) por uma empresa alemã chamada Emagic. Com a Apple como a sua editora atual, a base de fãs Logic Pro é enorme, pois o software é bom.

Vencedor do prêmio de Prata TopTenREVIEWS, Apple Logic Pro é o melhor DAW do produto para o Mac OS. É triste para usuários de PC que o desenvolvimento da Apple tenha deixado  70 mil usuários do Windows em apuros.

O software baseado em plataformas como o Cubase e que atualmente briga de igual para igual com o ProTools. Oferencendo um enrome acervo de sons e efeitos de ótima qualidade.

Preço: U$ 212

Sony Acid Pro 7

sony

Quando nem se imaginava que um dia existiria o ProTools, a Sony, empresa japonesa gigante do setor de equipamentos áudio-visuais, decidiu entrar no mercado de programas de gravação de áudio. ACID Pro 7 já percorreu um longo caminho desde a sua estréia em 1998 como um sequenciador musical baseado em loop, e este software estúdio de gravação tem sido um favorito para os produtores de música quase desde o início.

“…geralmente se torna a porta de entrada no mundo do áudio para produtores iniciantes, sendo a primeira opção de quem deseja ter um software bom e barato.”

Preço: U$ 447

Image-Line FL Studio 11

fruit

O software começou a vida como Fruity Loops contudo, o estado DAW full-on foi alcançada há algum tempo.

Preço: U$ 459

Ableton Live

Quando a primeira versão do Live foi lançado em 2001, poucos poderiam ter previsto o impacto que isso teria sobre o mercado de software de música. Este DAW jogou fora o livro de regras de design tradicional e estabeleceu-se não apenas como um programa de gravação para os compositores, mas também como um instrumento de desempenho em si.

Preço: U$  449

MuTools MuLab

MuLab é um daqueles DAWs que atua um pouco fora do radar: muita gente pode nunca ter ouvido falar dele, mas seus usuários são loucos por ele. Se você quiser fazer o básico – gravação / edição de MIDI e de áudio, mix, use plug-ins etc – e com a ideia de uma interface sem desordem e simples, MuLab é certamente vale a pena tentar.

Preço: A versão gratuita está disponível, enquanto outros custam ente U$ 35 e U$ 96

Ohm Studio

ohm

Recém lançado, pertence a uma nova categoria de DAW que vale a pena ressaltar. Criado pelo grupo Ohm Force, criadora de plugins para outras DAWs, o Ohm Studio surgiu para a criação e colaboração de projetos musicais compartilháveis. Você pode entrar em contato com outros usuários através do sistema de Ohm Studio da “comunidade”, então colaborar com eles em tempo real.

ÚLTIMAS DICAS

Como era de se esperar existem diversas opções e a lista acima é um bom início nesta busca. Mas como comentamos anteriormente também é preciso verificar a compatibilidade do seu computador. Drivers para garantir bom funcionamento entre software e a placa de áudio, capacidade do processador, memória ram, hd, dentre outros. O desejável é que você visite o site do fabricante para coletar informações mais precisas. Além disso, existem comunidades onde é possível a troca de conhecimentos com profissionais do ramo. Sugerimos neste caso os fóruns do CifraClub.

Outra dica, também relacionada à softwares para estúdio musicais, é o uso deles para o marketing e gestão do negócio. O Cucco Agendamentos Online é uma referência para ter menos dor de cabeça com telefonemas, mais tempo para mexer com esses outros softwares e uma alavanca para lotar sua agenda. A partir de R$39,90 apenas seus clientes poderão agendar os horários das salas pela internet, sem ter que ficar ligando para todo mundo da banda e depois ligando para você. Ah, as ligações diárias para perguntas, informações, cancelamentos e agendamentos cairão pela metade; no mínimo. E você terá mais tempo para fazer outras coisas importantes.

Outra vantagem de começar a utilizar softwares assim desde o início é que você passa a ter todas informações, contatos e históricos dos agendamentos e dos seus clientes no mesmo lugar. E ainda pode acessar essas informações e a própria agenda de qualquer lugar, sem se preocupar em lembrar onde a deixou na última vez.

Espero que tenhamos ajudados vocês. Caso queiram dividir algum conhecimento ou perguntar algo, fiquem a vontade.

Obs.: A fim de facilitar a comparação, os valores foram convertidos em dólares e servem apenas como referência.

 banner CTA produto CUCCO

André Rabelo – Founder do Cucco Agendamentos Online. Especializado em ajudar pequenas empresas à terem mais produtividade e vendas.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

  • Rafael Lucas Brito

    Matéria muito interessante. Parabéns!

  • Shaynna Chrissis

    ajudou mto obg

  • mimoso miro

    ola pessoal preciso de ajuda alguém ai pode me ajuda

telefone021

As estratégias mais simples e eficazes de marketing para pequenas empresas

Maneiras e estratégias para atrair clientes! Este é o foco...

Indique clientes e e ganhe mensalidades

O que deve ser feito depois que você encontrou uma...

musicos

Saiba como montar um Estúdio de Música!

Que o mercado fonográfico e musical está em plena mudança,...

produtor

Melhores programas (softwares) para estúdio musical

No último post demos dicas sobre aspectos importantes ao se montar...

software gestao pequenas empresas

Saiba como escolher o software certo para sua pequena empresa

Muitos empresários se frustram ao ver que as expectativas diante...

google para estudio

Como fazer seu Estúdio aparecer na primeira pagina do Google

O Google pode ajudar estúdios, como o seu, a conquistar...