google para estudio

Como fazer seu Estúdio aparecer na primeira pagina do Google

O Google pode ajudar estúdios, como o seu, a conquistar novos clientes e se destacar quando alguém está buscando um estúdio ou o seu próprio telefone.

Porém, a maioria das pessoas não vão além da primeira página de resultados do Google. Na verdade, se você não estiver no top 3, é provável que seu estúdio não seja encontrado e você vai perder a publicidade gratuita.

google para estudio

Neste post você vai aprender alguns fatos e segredos que os melhores profissionais de marketing digital utilizam para dominar a primeira página do Google.

Porque o Google (e outros buscadores) são tão importantes!

- 77% de usuários preferem os resultados orgânicos do Google do que os anúncios pagos,

- 75% das pessoas que buscam no Google vão para os 5 primeiros resultados da busca orgânica,

- Mais de 60% dos sites dos Estados Unidos não são otimizados para serem bem rankeados nos buscadores (Google, Bing e Yahoo).

Como funciona o Google e os demais motores de busca

Quando você faz uma busca, você pode não perceber que no fundo, milhares de canais, programas e scripts estão trabalhando para obter a melhor resposta em milésimos de segundos. Ninguém além do próprio Google sabe exatamente o que está em cada algoritmo.

Se as pessoas fazem bilhões de buscas, mas não encontram o que estão procurando, eles são muito menos propensos a confiar no Google ou, pior ainda, usá-lo novamente. Portanto, é o maior interesse do Google dar às pessoas o que elas querem.

O Google preparou um grande infográfico interativo que simplifica e explica como toda essa pesquisa funciona.

Como aparecer na primeira página do Google

Se você quer ser bem rankeado no Google, isso significa que você terá que fazer pequenas coisas como, “acertar” suas informações na rede, criar e atualizar perfil em contas na web, otimizar o seu site, construir um site para mobile e criar uma lista de palavras-chave específicas.

Isso pode soar como uma tarefa difícil, mas este guia irá mostrar-lhe passo a passo o que você precisa fazer. Até o fim de tudo, você vai ver que não é realmente difícil.

Então vamos começar:

#1 Fazer/Renovar seu perfil do Google+

Mesmo que você não tenha um website – ou esteja desatualizado – sua obrigação prioritária agora é ter sua conta no Google+.

O que é o Google+? O Google+ é a rede social da gigante mundial das buscas. Assim como no facebook, é possível você ter uma conta pessoal ou uma página para seu negócio ( Google+ Local, a nova versão do Google Places).

Repare que quando começo a procurar um estúdio no Google, o mecanismo já me sugere algumas opções. (Essas opções são estúdios que possuem conta atualizada no Google+ e que estão perto do meu endereço):

estudio musical

Isso também é particularmente essencial em sua estratégia online pois o Google privilegia em seus resultados de buscas as consulta locais, tornando-a até mesmo mais proeminente  do que anúncios pagos. Portanto, se você quiser aparecer na primeira página e ser encontrado na internet esse é um passo primordial.

estudio ensaio musical

Como você pode ver nesta figura acima. Ao procurar por um Estúdio de ensaio em São Paulo, o Google entrega na mesma página Estúdios que tem conta no Google+ (em vermelho) e os que pagam para aparecer ali. Ou seja, sem gastar 1 real você não só aparece da mesma forma que quem paga, mas aparece mais, pois seu negócio também está listado no mapa.

Cenário 1: Você não tem um perfil local G+

Se você não tem uma listagem local G+ ainda, a primeira coisa a fazer antes de criar um é verificar se o Google (ou um fã) já criou para você.

Basta digitar o nome da sua empresa para ver se ele aparece. Se isso acontecer, clique em Gerenciar esta página para reivindicar a lista e começar a administrá-lo.

como divulgar um salao de cabeleireiro,

Se seu negócio não aparecer, crie uma nova conta Google+ Local para ele, escolhendo empresa ou local nas opções que o Google+ oferece

dicas de salão de beleza

Cenário 2: Você já tem uma página local G+

Se você já criou um perfil local G+, existem maneiras de torná-lo mais atraente para os visitantes e para sinalizar ao Google que você merece destaques nas buscas:

- Preencha o maior número de campos do seu perfil G+ possível.
- Adicione imagens boas e nítidas: Será visível não apenas na página, mas também nos resultados da pesquisa.
- Encoraje os seus clientes para deixar uma crítica/avaliação do seu negócio (review) no G+ (eu vou dizer mais sobre como conseguir isso mais tarde).
- Certifique-se que o nome de sua empresa, endereço e número de telefone são os mesmos na página G+ e no site associado a ele.
- Mantenha a página ativa e atualizada.

 #2 Incentive as pessoas a avaliarem/comentarem (review) do seu negócio

Review – É um comentário de alguém sobre um serviço, produto ou negócio.

O volume de opiniões on-line que as pessoas escrevem sobre o seu negócio desempenha um papel importante não só na forma como os potenciais clientes enxergarão você e seus serviços, mas também na forma como os motores que busca (Google, em particular) irão te rankear. Veja como o Google também privilegia esses reviews:

Estudio musical review

Você pode incentivar opiniões on-line de várias maneiras:

  1. Pedir uma revisão em seu site, no facebook, via email, e etc.
  2. Também pode oferecer um pequeno brinde (um desconto, por exemplo) para o que escreveu um comentário.

É importante monitorar opiniões on-line deixadas sobre o seu estabelecimento. Responder prontamente a um feedback negativo e recompensar aqueles que dizem palavras amáveis ​​sobre você. Para isso pense em utilizar o Google Alerts

#3 Entre nas listas de “Páginas Amarelas” das internet

OK! Hora de revelar um pequeno segredo (para aqueles de vocês que não conhecem este já). Muitos sites do tipo diretório, estilo “Páginas Amarelas” e até mesmo sites de mídia social, que permitem procurar empresas por localização, obtém esses dados de outros poucos sites que agregam todas essas informações sobre negócios.

Alguns especialistas em motores de busca (SEO) como David Mihm, sugerem que você não precisa listar sua empresa em todas essas listas e diretórios (a não ser que seja importante para o seu posicionamento de marca) mas que você deve se concentrar apenas naqueles que “fazem a roda girar”. Aqui no Brasil, esses são: Apontador,TeleListasYelp e Kekanto.

#4 WEBSITES Otimizado

Cenário 1: Já tenho um site para meu estúdio.

A verdade é que se o único objetivo do seu site for conquistar clientes é possível que você fez um investimento não muito útil. Se você quiser um website para trazer e fidelizar clientes é preciso fazer um esforço grande (dinheiro e tempo) para otimizá-lo. Mas no final, se for a sua escolha, pode valer a pena.

Cenário 2: Ainda não tenho um site para meu estúdio.

A minha sugestão é que se for para fazer, que você invista em design e otimização para ele. Ou seja, se fizer faça direito e entenda o que você precisa. Uma opção é fazer essas dicas que eu disse, criar uma conta no Facebook, Instagram, MySpace, SoundCloud, Youtube e no máximo um Blog. Todas essas opções são de graça, rankeiam bem no Google e tem todas funcionalidades que você pode precisar.

Repare nos primeiros resultados da minha busca para “estudio de musica sao paulo”:

estudio de ensaio

Agora, se você ainda quer ter um site.  A minha sugestão é investir em remodelar e otimizar o seu site para mobile ou criar apenas um site para mobile (fora as outras contas já citadas).

Construa um site para Mobile

Segundo um estudo da Compuware: mais de 50% dos clientes de telefonia móvel não vão recomendar uma marca se o seu site móvel é ruim. Além disso, apesar da lealdade à marca, mais de 40% iriam para um concorrente que tem um melhor site móvel.

Sim. Isso importa, até para seu estúdio! (Pense no longo prazo).

Para começar, vamos ver como o seu site – se já existe – aparece em um dispositivo móvel . Entre neste link, escolha o aparelho e coloque o link do seu site.

software estudio ensaio

Naturalmente, você vai querer desenvolver seu site de maneira que ele possa ser usado no PC, Smartphone ou tablet. Tenha em mente que os motores de busca classificam uma página com base em alguns critérios comuns, como por exemplo, adequação da tela, velocidade do site e usabilidade.

Criar um site para mobile parece complicado demais, certo? Você acreditaria em mim se eu dissesse que não é?

Na verdade, você pode criar um site móvel com algumas dessas ferramentas gratuitas: DudaMobileWeeblyMobify.

#5 Bônus final: apareceu em primeiro? Aproveite!

Existem formas muito mais simples, baratas e eficazes de se fazer isso. Por exemplo, oferecer o agendamento pela internet para clientes é uma das melhores opções, não só para ter um site mobile, mas rankear bem no Google e, principalmente, converter mais clientes e lotar  agenda.

Este tipo de ferramenta oferece um site gratuito com as informações básicas do seu negócio, rankeia bem no Google, integra com suas redes sociais e até com o seu site existente se for o caso. Além de outras facilidades de gestão como acesso remoto a agenda, controle de base de clientes, horários e etc.

Para quem quer baixo custo e grandes resultados a combinação de um software como este e as redes sociais é a combinação perfeita para o ambiente digital.

Boa trabalho!

banner CTA produto CUCCO

Tags: , , , , , ,

  • rodrigogyn

    Quem sabe em breve, a Gotannus se torna um dos sites de página amarelas kk, hoje estamos com 30 mil visitas mensais, e crescendo em média 60% ao Mês, sempre acompanho o blog… Abraço
    http://www.Gotannus.com.br

telefone021

As estratégias mais simples e eficazes de marketing para pequenas empresas

Maneiras e estratégias para atrair clientes! Este é o foco...

software gestao pequenas empresas

Saiba como escolher o software certo para sua pequena empresa

Muitos empresários se frustram ao ver que as expectativas diante...

google para estudio

Como fazer seu Estúdio aparecer na primeira pagina do Google

O Google pode ajudar estúdios, como o seu, a conquistar...

marketing digital para pequenas empresas

Lançamento eBook gratuito: “Marketing na Internet”

Estamos lançando nosso eBook (livro digital): “Guia definitivo do Marketing...

musicos

Saiba como montar um Estúdio de Música!

Que o mercado fonográfico e musical está em plena mudança,...

7 Problemas dos Prestadores de Serviços

Já contamos aqui os problemas que todos nós sofremos ao tentar agendar...