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As estratégias mais simples e eficazes de marketing para pequenas empresas

Maneiras e estratégias para atrair clientes! Este é o foco central deste artigo. Se você tem responsabilidade sobre alguma empresa (nem que ela seja somente você), sabe muito bem a importância dos clientes. São eles: a razão de existência do negocio, quem traz o dinheiro e, ainda, a melhor fonte de divulgação. Henry Ford já havia muito bem colocado: “Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente.”

Pois bem, como responsável por uma pequena empresa, você está constantemente à procura de novas maneiras de atrair e reter clientes.  É isso que faz o seu negócio girar. Atrair, reter, atrair, reter…Mas, para isso acontecer é preciso, antes de mais nada, de um serviço de qualidade. Óbvio. Caso contrário, esse ciclo – atrair e reter – se quebra. Então se você ainda não confia o suficiente no seu serviço/produto nem pense em investir em estratégias de atração de cliente. Foque em satisfazer aqueles poucos que ainda restam!

Agora se você está procurando novos clientes, seja porque está inaugurando, lançando uma nova unidade, um novo concorrente apareceu, precisa vender/preencher horários em ocasiões mais “calmas” e outros motivos nobres; iremos ajudá-lo.

PLANO DE MARKETING – DE UM JEITO BEM FÁCIL!

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Provavelmente você está pagando por alguma forma de publicidade, quer seja em uma fachada nova, em um jornal local, anúncio de rádio, panfletos na rua e vizinhança, cartões de visitas ou parcerias com outras lojas perto de você. Provavelmente, também, já tem ou busca uma presença online mais forte (site, ads no google, redes sociais…). Mas você sabe a melhor opção? Será que você está investindo nas “armas” certas? Será que está desperdiçando dinheiro ou perdendo alguma oportunidade? A resposta para essas questões começa pelo Plano de Marketing. (Relaxa, qualquer um pode fazer e não toma muito tempo).

Realmente deve ser muito difícil ter tempo e calma para pensar, executar e se dedicar a esse importante assunto enquanto você tem outras milhares de responsabilidades e tarefas urgentes. Por isso, decidimos dividir um plano simples e que possa lhe ajudar. Baseado no consagrado livro que ajuda pequenas empresas do mundo inteiro à serem mais enxutas e efetivas na divulgação de seu negócio, o “Marketing de Guerrilha” de Jay Conrad siga abaixo as dicas de como se fazer um bom plano de marketing para atrair clientes.

Siga os sete elementos essenciais de um plano de marketing e reúna-os de forma concisa em um parágrafo. Isto mesmo; nada mais do que isso. Este parágrafo será seu guia. E não precisa definir todos os detalhes (você não tem tempo e irá acabar se perdendo). “O plano começa com o objetivo do marketing – isto é, começa com resultado final e com aqueles que vão contribuir para ele: o público alvo. Então, enumeram-se as ferramentas de marketing. Depois vem a declaração de posicionamento, que explica o que o produto e a empresa representam – por que a oferta tem valor e deve ser comprada. A identidade vem a seguir. E os custos do marketing embrulham tudo.”

1. OBJETIVO DO MARKETING

Antes de mais nada defina a decisão física que você quer que seu cliente em potencial tome, como clicar num site, visitar a sua loja, recortar um cupom, ligar para um número, fazer test drive.

2. COMO VOCÊ VAI ATINGIR ESSE OBJETIVO

Sua vantagem competitiva e seus benefícios.

3. SEU MERCADO(S)-ALVO(S)

Pra quem você quer vender ou falar. Quem são eles: características  desejos, onde estão, hábitos…

4. AS ARMAS DE MARKETING QUE VOCÊ IRÁ USAR

Olha para o seu mercado-alvo. Agora pense onde (rua, ponto de ônibus, trabalho…) e quando(almoço, lanche, antes do trabalho, em casa, no carro…) você poderia falar com eles. Agora junte tudo e pense como atingi-los (as armas)

5. SEU NICHO, SUA POSIÇÃO E O QUE VOCÊ REPRESENTA

Quando este cliente vê você o que ele deve pensar? Que você  tem preço bom? Entende do assunto mais que ninguém? É honesto?

6. A IDENTIDADE DO SEU NEGÓCIO

7. SEU ORÇAMENTO

Que deve ser expresso como um percentual de receita bruta ou apenas o budget (quantia de dinheiro disponível) para um determinado tempo.

RESULTADO

O resultado final deve ser algo parecido com:

“O objetivo do marketing da SALAOdeBELEZAs/a é atrair novos clientes para nosso estabelecimento nos horários mais vazios. Isso será alcançado reforçando a qualidade dos nossos serviços, produtos e profissionais; informando a nossa localização e opções de contato e informando os horários onde existem condições especiais. O mercado-alvo será as mães e alunas da escola mais perto e profissionais que trabalham nos bairros a cerca que estarão disponíveis nesses horários promocionais. As ferramentas de marketing que serão usadas vão incluir uma combinação de circulares em sinais antes e depois da aula, panfletos nos endereços comerciais, anúncios em murais da região e parceria com restaurantes e lanchonetes. A empresa se posicionará como a oportunidade de serviço beleza de alto nível com preços inacreditáveis em horários incomuns. A identidade será reforçada com o atendimento no alto padrão e atenção com o intuito de torná-las clientes normais que frequentem o salão em outros horários. 5% do faturamento será gasto nos próximos 3 meses.”

Agora mãos a obra.

DICAS DE “ARMAS” PARA ATINGIR SEUS CLIENTES

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Aproveitando o assunto resolvemos ajudá-lo ainda mais.  Confiando nas sábias palavras de Conrado Adolpho: “A melhor maneira de encontrar seu cliente é ser encontrado por ele”, decidimos reunir aqui as melhores formas de “se mostrar” para os clientes:

# 1:  Folhetos, circulares & cartão: Ótimo custo-benefício e vai ajudar a espalhar você para clientes locais (perto de você). Certifique-se de que a sua mensagem nesses materiais é consistente em todos eles, que é fácil de encontrar informações, links de sites e números de telefone. Pense fora da caixa sobre lugares para deixar seus panfletos e cartões postais. Se você um centro de Yoga talvez seja interessante divulgar nos escritórios perto aulas especiais para profissionais logo ou antes do expediente.

1. Faça um material consistente (aparência e informações)
2. Mapeie os melhores lugares (estabelecimentos e ruas) e horários para entregar o seu material
3. Considere investir no treinamento de quem irá entregá-los, ou até em uniformes.

#2: Anúncios em classificados e em jornais locais: Talvez seja interessante lançar promoções ou simplesmente se posicionar como o especialista no seu ramo da sua região. Esses anúncios valem a pena caso tenham certa constância (1 a 3 vezes semanais por um período determinado). No entanto, podem pesar no orçamento. Uma boa opção é, dependendo do tamanho do veiculo, barganhar com serviços o preço sugerido.

# 3: Marketing/Parcerias Locais: Junto com os panfletos e cartões postais, considere com quem você pode se associar  Se você é um terapeuta pode ser interessante se alinhar com médicos e lojas de esporte da região.  Pense em quais parceiros locais podem lhe render clientes e como você pode ajudá-lo.

1.Defina o perfil de seu cliente (Idade, preferências e características)
2.Liste os possíveis profissionais/lugares que tem haver com seus clientes (lanchonete, estacionamento, livraria, ponto de ônibus e outros)
3.Mapeie os parceiros com o perfil acima perto de você
4.Ligue e agende uma reunião para conversar sobre uma possível parceria
5. Mãos a obra (aproveite para ser criativo)

# 4: Marketing Online: A presença online é o primeiro e fundamental caminho para divulgar seu negócio na web. No entanto é preciso saber como utiliza-la da forma correta. Vale a pena pesquisar mais sobre mídias nas redes sociais, ads e SEO em buscadores e sobre os agendamentos pela internet.

# 5:Presença Online: Qualquer pequeno negócio, que atualmente não tem uma presença online (site, redes sociais e outros), além de estar escondido de potenciais clientes, provavelmente recebe telefonemas desnecessariamente. Enquanto uma presença online efetiva requer um investimento inicial de tempo e dinheiro, a economia de tempo de um site bem concebido vale a pena. Considere opções como: site, redes sociais e agendamento online.

# 6: Encontros/Eventos: Já pensou em organizar pequenos eventos? Sediar uma abertura, reforma, promoção ou uma festa de aniversário ou qualquer outro tipo de festa que você pode pensar pode gerar muito “buzz” sobre seu negócio. É uma grande oportunidade para mostrar-lhes em torno do seu estabelecimento e apresentá-los aos seus serviços. Pense oferecendo prêmios de rifa, como aulas gratuitas ou coisas de valor.

1. Pense em uma data importante e de fácil adesão pelas pessoas (happy hours às        quartas e quintas são ideias)
2. Considere em disponibilizar comes e bebes de graça (parcerias, parcerias e parcerias!)
3. Convide amigos e espalhe a noticia (redes sociais, telefonemas, convite um-a-um…)
4. Peça uma pré confirmação pois diga que o evento é “limitado”
5. Faça algo que movimente a festa em torno de seu negócio (brincadeiras, promoções ou outros)

# 7: Programas de indicação: Crie um programa de indicação onde você recompensa seus clientes por recomendar de novos clientes. É muito importante pensar como você irá controlar e gerenciar as informações deste programa e certificar-se de treinar todos os seus funcionários. Outra dica, é testar este programa com poucos clientes inicialmente para evitar surpresas maiores. Assim você tem tempo de corrigir pequenas falhas que possam se tornar uma dor de cabeça.

# 8: Brindes / Ofertas: Pense em longo prazo. Isso pode, inclusive, significar a venda gratuita de um serviço, mesmo para novos alunos.  Considere fazer uma oferta nos sites de compras coletivas ou simplesmente uma ação temporal junto com as outras opções já destacadas (panfletos por exemplo).  No fundo, pense como poder motivar as pessoas e dar-lhes razões voltar depois que o negócio é feito.

#9: Outras Dicas: Avalie e estude também outras possibilidades: fachada do seu estabelecimento, carro, traseiras de ônibus, rádios locais, email marketing, mala direta…

ATENÇÃO

telefone021Agora, se você só aceita agendamentos/reservas pelo telefone, você só tem um canal de vendas o que pode se tornar um problema caso alguma dessas campanhas seja realmente um sucesso! Mesmo com todas os seus esforços a única maneira que um cliente pode marcar um horário com você é interrompendo o trabalho dele, pegando o telefone e discando o seu número.

Uma boa opção neste caso é considerar utilizar algum mecanismo de agendamento pela internet. Dessa forma, você abre um novo canal de vendas para um novo horizonte de potenciais clientes. Passando a agendar horários em tempo integral fora do horário comercial.

DICAS FINAIS

“As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.” Philip Kotler

Outros fatores importantes:

  • Sempre defina claramente o objetivo de qualquer ação de marketing
  • Pense em como poderá  medir o efeito desta determinada ação para poder avalia-la
  • Faça as contas sempre. Mas mire no longo prazo!
  • Estude, pesquise e converse com especialistas. Assim você aumentar suas chances de sucesso.
  • Não tenha medo de testar e experimentar diferentes opções para divulgar seu produto.

André Rabelo – Founder do Cucco Agendamentos Online. Especializado em ajudar pequenas empresas à terem mais produtividade e vendas.

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  • LUCIMAR SOARES

    Adorei as dicas, já estou me planejando para colocá-las em prática.
    Obrigada.

    • admin

      Olá Lucimar,

      ficamos felizes! Depois conte pra gente ;)

      Boa sorte,
      Equipe Cucco

  • Lucilio de Matos

    Tenho um pequeno curso de educação e quero me associar com um empresário que tem uma rede de 30 lojas. Como posso fazer uma parceria de propaganda na televisão, de forma que ambos saiam ganhando? Qual o formato da propaganda que posso usar?
    OBS: O empresário é meu amigo e quer me ajudar.

  • http://waldimiro010@hotmail.com waldimiro oliveira de sousa filho

    botei uma loja e so ta dando mal para pagar o gasto ainda nao adquiri o exito esperado

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  • tatiana

    Estou pensando em abrir uma lanchonete, ou um salao de cabeleleiro,gostei muito das dicas.
    obrigada

  • http://www.escolahotspot.com.brouwww.teacheredgar.pro.br Edgar

    Olá.Gostei muito do que li.Tenho uma escola de Ingles em São Bernardo do Campo com alunos fiéis, e muito boa mas, precisamos nos atualizar sempre.Seguindo suas recomendações, creio que sera bem uteis para o dia a dia.Muito obrigado e parabéns.

  • Juliana

    Excelente texto. Todas as dicas são muito boas!

  • Tiago Dias

    Gostei muito do artigo, foi muito útil pra mim. Obrigado!

  • Bárbara Aburachid Rocha

    Adorei o texto e as dicas!
    Acho ótima a ideia de realizar pequenos eventos. Eles são ótimos para captar dados de clientes potencias, receber feedback dos clientes já existentes e fidelizá-los, através do oferecimento de prêmios, por exemplo, como você sugeriu!
    Foi lançada a versão em português de um aplicativo bem bacana que pode ser usado para isso, chamado QuickTapSurvey e ele está disponível tanto para iPads quanto para tablets Android.
    É um aplicativo para pesquisa e coleta de dados. Com ele você pode customizar o questionário com a sua marca e usar diversas opções de tipos de questões interessantíssimas para feiras e eventos, que ajudam bastante a atrair o publico. Além disso, a coleta de dados pode ser feita sem uma conexão à Internet, o que é ótimo, e ele permite que você transforme o tablet em um totem, então é possível deixar que as pessoas respondam à sua pesquisa sem precisar de assistência! É uma opção muito boa e acessível de pegar informações de contato, pedir a opinião sobre os produtos, atendimento, etc. O site é http://www.quicktapsurvey.com/lg/pt

  • Paulo Simas

    Pessoal, o marketing viral também é uma ferramenta muito importante, deixo aqui a dica de um eBook Gratuito sobre o assunto http://bit.ly/1jRstzT

  • Rob Schwantigger

    Cursos focados em sites e blogs também são bastante úteis. encontrei esse site, vale a pena dar uma olhada: http://twtferramentasweb.weebly.com/

  • Matheus Aguiar

    O Melhor Curso Para Atrair Mais Clientes Para Seu Salão de Beleza, 10x Mas Clientes Confiar

    http://hotmart.net.br/show.html?a=T3962343E

  • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

    Gerenciar um negócio não é tarefa fácil, gostei bastante dessas dicas de marketing e ajudo muito a criar um plano de marketing, orientando o objetivo do empreendedor iniciante.
    Depois que começar a ganhar dinheiro é preciso saber como administrar e investir, isso se chama Educação Financeira, assim o seu dinheiro vai durar e render, esse curso pode ajudar nisso, visite pelo link: http://bit.ly/1REQazj

  • Dominique

    Para materiais de divulgação, logotipos, e materiais de publicidade e marketing à partir de R$20 é na http://www.vinteconto.com.br

  • Moisés Oliveira

    Eu estava meio perdido, depois dessas dicas já tenho um monte de idéias que me ajudarão muito no meu negócio, ótimo Artigo. http://www.djfestaseeventos.com.br

  • Eduardo Cardeal

    Utilizo brindes na minha estratégia de marketing também! Dá super certo. Compro nesse site http://www.graphplusbrindes.com.br/

  • http://www.opequenonaweb.com.br O Pequeno Na Web

    Muito conteúdo, muito bom. Para quem é microempreendedor e quer aumentar seus clientes eu recomendo o Internet Marketing através de e-mail. É ótimo, pois você se relaciona com os prospectos, ganha confiança e então fica mais fácil de efetuar uma venda. É só conferir em http://www.opequenonaweb.com.br/?origem=Comentario-Blog-Cucco

  • Rodrigo

    Infelizmente a burocracia do Brasil, acaba afastando cada vez mais os empreendedores do Marketing… Mas com artigos simples e diretos como este, quem sabe podemos abrir a cabeça dos novos Empreendedores.
    E caso alguém queria divulgar sua Empresa ou Evento em meu Guia: http://www.Gotannus.com.br pode divulgar gratuitamente, hoje temos mais de 20 mil acessos por Mês. Desejo sucesso para todos.

  • Flávio Avelar Cambraia

    No caso de ser um ecommerce, o Multiplace é um comparador de preços que publica e divulga 300 produtos de cada loja virtual gratuitamente no nosso site. Somos um motor de busca, não vendemos, apenas divulgamos. Precisamos apenas do cadastro da loja e não requer integração. O serviço está disponível em http://www.multiplace.net.br.

  • José Silva

    Hoje em dia para você criar um site ou até mesmo um blog tanto pago como gratuito é fácil de mais, mais para você conseguir um tráfego qualificado isso não é tarefa fácil: https://goo.gl/Fk0Qa5

  • Baier Fotografia

    Adorei o artigo, atualmente estou estudando muito marketing principalmente SEO para meu site http://baierfotografia.com.br/
    Antes não dava muita importância para isso, mas é fundamental.

  • Gutemberg de Oliveira

    Muito boas dicas. Isso vai me ajudar muito nesse site http://dicasabida.com.br/

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